PRAIA DO SANTINHO

Praia do Santinho é procurada principalmente por turistas que gostam da natureza e tranquilidade do lugar. Os surfistas são os maiores frequentadores. Em benefícios com sua beleza paradisíaca, consideram o Santinho uma das melhores praias para a prática do surf do sul do país.

Distante 40 quilômetros do centro de Florianópolis, a grande atração da praia são as inscrições rupestres feitas pelos povos caçadores, pescadores e coletores da Ilha, há mais de 5 mil anos. São aproximadamente 3 metros quadrados de um paredão de diabásio preto, junto à praia, que encontram-se cobertos de sinais gravados profundamente na rocha. Os motivos são círculos concêntricos com pontos ou com X no centro, linhas onduladas paralelas e figuras estilizadas de homens. O nome Santinho vem de uma estilização da figura humana, gravada em um bloco isolado de diabásio. Até a década de 40, era comum os pescadores fazerem oferendas, rezarem e pedirem proteção ao santo.

 

A Pousada

Desde 1995 a Pousada do Professor está localizada junto a uma das praias mais procuradas pelos turistas na cidade de Florianópolis, a Praia do Santinho. Local tranqüilo, aconchegante e com belo paisagismo, uma excelente vista para as praias dos Ingleses e Santinho.